MUSCULAÇÃO.

Musculação é somente para fisiculturistas?

Quantas vezes você mulher já se pegou pensando “Aah, eu não faço musculação por que não quero ficar musculosa”, ou até você homem já não ouviu dizer que para perder seus quilinhos a mais teria que fazer exercícios aeróbios ao invés de levantar pesos?

A musculação, sendo ela em máquinas ou em pesos livres, sempre sofreu esse “preconceito” de que quem faz, logo em 3 meses irá virar um fisiculturista. Um pensamento totalmente equivocado se pararmos para analisar o método com o qual são passados os treinos á cada indivíduo.

Então será que a musculação pode atingir objetivos que não só o ganho de massa muscular? SIM! A musculação como muitas outras atividades têm diversas vertentes para nossa saúde. Ela pode ser aplicada para resistência muscular, potência, correção de postura, e até mesmo para o emagrecimento. Tudo depende da forma que o profissional da área planeja o seu treino.  A diferença não será nos exercícios feitos mas como são feitos, com maior ou menor intensidade, maior ou menor carga, qual a frequência de treino e também o seu tempo de descanso. Tudo isso interferirá no seu resultado desejado.

Portanto, se você gosta de musculação mas tem medo de fazer, procure um profissional devidamente qualificado para que ele possa aplicar o método certo a você, diante do seu objetivo específico.

Larissa Basso
Personal e Coach Esportivo
CREF 155196-G/SP

“Foco, feriado… feriado ou foco!?”

Aaah, feriado!

Como esperamos por esse merecido descanso não é mesmo? Aquele churrasquinho, aquele almoço na casa da mãe, da avó, aquela saída para jantar fora. Mas e a dieta, como fica? Afinal, é tão complicado mantê-la durante a semana, quem dirá em feriados prolongados onde não queremos cozinhar, e sim sair para comer e se esbaldar em comidas gostosas.

Mas é exatamente aí onde fica o problema. O exagero. Não podemos negar o quão é prazeroso comer fast food, pizzas, ou até mesmo se acabar de comer em um simples almoço de família. A comida traz prazer ao nosso corpo, isso é incontestável. Porém, quando se trata de mudança de hábitos, emagrecimento, é preciso que usemos um pouco mais a sabedoria nesse momentos de lazer.

Nós podemos sim, sair da dieta nesses momentos, isso poderia até fazer com que você continue focado. Te trará mais motivação para continuar. Entretanto, é preciso disciplina para que não ocorram exageros. Nada de pratos muito grandes, repetições.. Coma bem, mas coma o suficiente. Coma uma colher de brigadeiro, e não a panela toda. Garanto que se sentirá melhor em perceber que conseguiu ter disciplina e controle sobre si mesmo.

E não se esqueça, dieta sem exercício físico não leva ninguém ao objetivo desejado. Por isso, procure um profissional para que ele possa te ajudar a manter a rotina de exercícios físicos até mesmo no feriado. Uma simples caminhada diária, exercícios funcionais dentro da sua própria casa, farão com que você não saia da sua rotina e mantenha seu corpo sempre em movimento.

Mantenham o FOCO e um bom feriadão a todos.

Larissa Basso
Personal e Coach Esportivo
CREF 155196-G/SP