Exercícios x Depressão

A depressão é um transtorno mental frequente. Estima-se que mais de trezentos milhões de pessoas, de diversas idades sofram com esse transtorno. Com certeza você conhece alguém diagnosticado, seja ele familiar, amigo, ou apenas que ouviu falar por aí. Ainda mais nos dias atuais, com a tecnologia se tornando um dos grandes desencadeadores dessa doença.

Pesquisadores de diversas universidades brasileiras como UFRGS (Rio Grande do Sul), UERJ (Rio de Janeiro), e outras sete universidades estrangeiras, desenvolveram um estudo que avaliou a relação entre a prática de exercício físico e a incidência de depressão. Com ele, puderam concluir que a atividade física funciona sim, independente de idade ou ambiente, como prevenção à depressão.

Para entender como isso acontece, basta você fechar os olhos e se imaginar abraçando a pessoa que mais ama, fazendo carinho no seu animal de estimação ou até mesmo comendo sua comida predileta. Imaginou? Então, assim como nessas situações, ao praticarmos exercícios físicos, hormônios são liberados por todo nosso corpo, estimulando nosso cérebro e ajudando a aliviar sintomas como o estresse. Desta forma, ao ser praticada frequentemente ainda, se tornará sua principal fonte de FELICIDADE. Sem contar também que a atividade física traz a oportunidade de interação social, desenvolvendo seu lado afetivo, fazendo com que esses hormônios também sejam liberados.

Entretanto, é fundamental que haja acompanhamento adequado para que a intensidade não seja maior do que cada indivíduo pode realizar, pois o objetivo não é gerar mais estresse, não é mesmo?

Então, lembre-se sempre: Por mais desafiante que esse momento possa parecer, por mais que sempre hajam obstáculos em seu caminho, sempre existirá um caminho e uma meta possível de ser atingida.

Larissa Basso
Personal e Coach Esportivo
CREF155196-G/SP

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