Dopamina, o que é isso?

Nossas emoções, aquilo que sentimos quando nos relacionamos. Ou mesmo quando estamos sozinhos e as vezes nem sabemos explicar o que estamos sentindo, como a alegria e a tristeza, são frutos de combinações causadas por quatro importantes e incríveis neurotransmissores no nosso cérebro.

Defina metas curtas, gerando prêmios o tempo todo.
Dopamina, serotonina, oxitocina e endorfina formam um quarteto responsável por tudo isso. Muitos eventos podem desencadear esses neurotransmissores, mas ao invés de apenas esperar, existem formas de fazê-los fluir, intencionalmente.

Sentirmo-nos bem tem forte impacto sobre a nossa motivação, produtividade, felicidade e bem-estar.

São vários os neurotransmissores e entre eles estão a dopamina, serotonina, ocitocina e endorfina, chamadas também carinhosamente de “quarteto da felicidade”.

A dopamina nos motiva a agir definindo metas, desejos e necessidades, dando-nos uma onda de prazer fantástica quando atingimos. Procrastinação, autodúvida e falta de entusiasmo estão ligadas a baixos níveis de dopamina. Estudos mostraram que ratos com baixos níveis de dopamina optam por uma opção fácil de alimentação, e muitas vezes de menores quantidades; já ratos com níveis mais altos de dopamina faziam sempre mais esforço em busca do dobro da quantidade de alimento.

Divida objetivos maiores em pequenos trechos: ao invés de permitir que seu cérebro comemore apenas uma única vez, crie várias linhas de chegada, para liberar mais dopamina. Isso é fundamental para realmente comemorar, comprar uma garrafa de vinho, ou ir a seu restaurante favorito sempre que você alcançar um pequeno objetivo.

Atenção: Alterações ou reduções nas doses de dopamina estão inclusive relacionadas a várias doenças, entre elas o Parkinson.

O importante também é fugir da ressaca de dopamina, criando novos objetivos antes de atingir seu atual, garantindo assim um fluxo contínuo de oportunidades para experimentar dopamina. Se você for um empregador e líder, exercite o feed-back e reconheça as realizações de sua equipe enviando um e-mail, chamando para uma conversa, fazendo uma reunião coma equipe ou mesmo dando um bônus, isso lhes permitirá um aumento de dopamina e consequentemente aumentarão sua motivação e produtividade.

Valmir Basso
Master Coach Vocacional e Carreira, life, Executivo e líder Coach.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *